Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2302
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A evolução da qualidade e diversificação da pauta exportadora brasileira de manufaturados para os Estados Unidos: 1996-2008
Autor(es)/Inventor(es): Mereb, Julio de Alencastro Graça
Orientador: Batista, Jorge Chami
Resumo: Analisa desagregadamente a pauta de exportação de produtos manufaturados do Brasil para os Estados Unidos entre 1996 e 2008. A desagregação aqui refere-se tanto aos setores que compõem a pauta quanto às variáveis consideradas na análise. Estas últimas abrangem aspectos que, de modo geral, não são levados em conta em estudos sobre a estrutura da pauta de exportação de um país, como a qualidade e a diversidade das variedades de produto que pertencem à pauta. Serão também contempladas no trabalho as variáveis usuais, tais como o volume exportado e o market share dos produtos manufaturados no mercado americano. Entretanto, deve-se enfatizar que a análise será sempre baseada em termos relativos, isto é, a qualidade, a diversificação, o volume e o market share das exportações brasileiras serão considerados em relação aos demais países concorrentes com o Brasil no mercado dos Estados Unidos. Deseja-se ainda constatar se a taxa de câmbio real pode induzir modificações nas variáveis mencionadas. O trabalho também visa a explorar as possíveis relações dinâmicas entre a qualidade das exportações do Brasil e o estágio de desenvolvimento do país, ambos em relação ao resto do mundo. O objetivo é verificar se as predições dos modelos teóricos de comércio internacional, confirmadas pelas evidências empíricas, são persistentes em uma análise temporal para o caso do Brasil no período mencionado, uma vez que estes modelos não se propõem a estabelecer as possíveis dinâmicas de transição às quais um determinado país estará sujeito.
Palavras-chave: Manufatura
Exportação
Taxa de câmbio
Comércio internacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2302
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMereb.pdf657,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.