Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2312
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O comércio da religião no Brasil: evangélicos na TV e na Internet
Autor(es)/Inventor(es): Avelar, Ilcéia de Oliveira
Orientador: Refkalefsky, Eduardo
Resumo: Observa como os evangélicos são provocadores do surgimento do mercado religioso, mas não seus instituidores; abordando fatos históricos apontando como a religião usa a mídia para legitimar seu discurso dentro do contexto global de uma cultura imediatista, onde a religião procura oferecer soluções rápidas para seus fies obedecendo a cultura doa aqui e do agora. A religião deixa de ser uma abstração e adota uma postura de contato, construindo novos coletivos. Pontos como a interpretação psicológica e o desenvolvimento do marketing religioso são explorados utilizando como palco a TV e a internet para entender esse novo contexto midiático, através de relatos sobre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus. O mundo on-line, com suas características, favorece a expansão individual na direção de uma onisciência, onipresença e onipotência. Com uma contribuição para a discussão entre secularização versus desecularização, percebemos que a religiosidade toma seu espaço mesmo no campo da tecnologia. A globalização e a massificação da cultura contribuem para o surgimento dessa nova identidade da religião no século XXI.
Palavras-chave: Religião
Internet
Televisão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AVELAR, Ilcéia de Oliveira. O comércio da religião no Brasil: evalgélicos na TV e na internet. 2009. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2312
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAVELAR.pdf343,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.