Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23336
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Comparação dos aspectos culturais dos livros didáticos English file e American english file no ensino do inglês como língua internacional |
| Author(s)/Inventor(s): | Fátima, Brenda Oliveira de |
| Advisor: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Abstract: | Esta monografia explora como os livros didáticos 'English File' (Third Edition, 2012) e 'American English File' (Second Edition, 2013) apresentam e instigam a questão da culturalidade no ensino da língua inglesa para falantes não nativos em seus materiais. A pesquisa destaca a importância da cultura como forma de expressão individual e social (Duranti, 1997 [2012]), e como a língua inglesa, sendo global, reflete diversas bagagens culturais (McKay, 2002; Brown, 1994). O estudo utiliza uma análise qualitativa ao comparar as edições 'Elementary' e 'Level 1' dos materiais, examinando divergências culturais e a presença de aspectos multiculturais, além da predominância das variações americana e britânica. As conclusões sugerem a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e diversificada nos livros didáticos para promover uma melhor compreensão intercultural. |
| Keywords: | Língua inglesa Estudo e ensino Inglês como língua internacional Livro didático |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BOFátima.pdf | 488.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.