Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2342
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A demonstração de adicionalidade sob o mecanismo de desenvolvimento limpo: definições, indefinições e questões práticas
Autor(es)/Inventor(es): Brajterman, Olivia
Orientador: Young, Carlos Eduardo Frickmann
Resumo: Focaliza o funcionamento do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), implementado com o Protocolo de Kyoto. O MDL tem por finalidade permitir que países em desenvolvimento participem do mercado de carbono criado por este tratado, recebendo pagamentos por reduções de emissões de gases efeito-estufa em seus territórios. Em um contexto de re-avaliação da eficácia deste mecanismo, derivada da necessidade de se estabelecer compromissos pós Kyoto a partir de 2012, este trabalho busca descrever e oferecer subsídios à avaliação do atual processo de aprovação de projetos sob o MDL, com foco sobre a comprovação de adicionalidade destes projetos. Após desenvolver as definições deste termo, descrever como ele se encaixa hoje no MDL e situar a discussão sobre sua importância para o bom funcionamento do MDL, este estudo se concentra sobre a caracterização de projetos registrados e não registrados sob o MDL. A partir da análise desta caracterização, objetivava-se não somente oferecer subsídios aos desenvolvedores de projeto para as escolhas envolvidas no processo do MDL, mas também permitir uma avaliação da presença ou não de coerência das decisões finais do Conselho Executivo do MDL. Infelizmente, a escassez de dados com respeito aos motivos de não aceitação dos projetos não registrados impediu que se chegasse a qualquer conclusão consistente. Com isto, é possível afirmar que a caracterização dos projetos registrados constitui o principal produto desta pesquisa.
Palavras-chave: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
Protocolo de Kyoto
Sustentabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2342
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OBrajterman.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.