Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23549
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tecendo significados: compreensão das expressões idiomáticas em indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA) e síndrome de asperger
Author(s)/Inventor(s): Sales, Fabíola Valério de
Advisor: Pederneira, Isabella Lopes
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo explorar a compreensão de Expressões Idiomáticas (EIs) por crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Asperger, destacando a complexidade desse fenômeno linguístico. Fundamentando-se na Teoria da Gramática Gerativa, a Morfologia Distribuída, propondo uma visão mais integrada e dinâmica da gramática no campo da educação. Mostrando, aqui, como foi a realização de uma investigação que abordou a influência de habilidades cognitivas e linguísticas, como sintaxe, vocabulário e teoria da mente, na compreensão de EIs. Propõem-se intervenções específicas para apoiar essa compreensão e preencher lacunas na literatura, contribuindo para a identificação e apoio dessas crianças. A neurodiversidade é destacada como um conceito fundamental para compreender e abordar as diferenças neurológicas, promovendo a inclusão e combatendo estigmas associados a condições neurológicas, como o TEA. A pesquisa busca não apenas fornecer visões teóricas, mas também oferecer intervenções práticas que possam ser aplicadas no ambiente educacional.
Keywords: Morfologia (Linguística)
Morfologia distribuída
Transtorno autístico
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FVSales.pdf271.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.