Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23549
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Tecendo significados: compreensão das expressões idiomáticas em indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA) e síndrome de asperger |
Author(s)/Inventor(s): | Sales, Fabíola Valério de |
Advisor: | Pederneira, Isabella Lopes |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo explorar a compreensão de Expressões Idiomáticas (EIs) por crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Asperger, destacando a complexidade desse fenômeno linguístico. Fundamentando-se na Teoria da Gramática Gerativa, a Morfologia Distribuída, propondo uma visão mais integrada e dinâmica da gramática no campo da educação. Mostrando, aqui, como foi a realização de uma investigação que abordou a influência de habilidades cognitivas e linguísticas, como sintaxe, vocabulário e teoria da mente, na compreensão de EIs. Propõem-se intervenções específicas para apoiar essa compreensão e preencher lacunas na literatura, contribuindo para a identificação e apoio dessas crianças. A neurodiversidade é destacada como um conceito fundamental para compreender e abordar as diferenças neurológicas, promovendo a inclusão e combatendo estigmas associados a condições neurológicas, como o TEA. A pesquisa busca não apenas fornecer visões teóricas, mas também oferecer intervenções práticas que possam ser aplicadas no ambiente educacional. |
Keywords: | Morfologia (Linguística) Morfologia distribuída Transtorno autístico |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FVSales.pdf | 271.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.