Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2356
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Música pop como comunicação de massa: uma análise do protagonismo de Madonna e Michael Jackson na cultura pop norte americana no decênio 1982 a 1992
Author(s)/Inventor(s): Simões, Felipe de Paula
Advisor: Herschmann, Micael Maiolino
Abstract: Analisa a música pop como instrumento de comunicação social por excelência que prolifera imagens/ideias que invadem a realidade ao nosso redor, resignificando valores, práticas e estéticas, ora rompendo totalmente com estes conceitos ora apenas os renovando. Imersa em uma cultura de consumo volátil e efêmera, sem, no entanto, restringir-se a ela, a música pop consolidou-se como importante canal de interlocução com o público jovem, desde a década de 50, comunicando, por intermédio de canções, performances ao vivo e imagens, símbolos, referências e emoções que sublimavam mensagens de incitação à mudança, à contestação ou mesmo ao conformismo e à alienação. Para fundamentar este potencial do pop como veículo de comunicação de massa, serão tomados como objeto de estudo Michael Jackson e Madonna, hoje reverenciados como ícones máximo desta música, os quais conjugaram, a partir de manipulação sagaz e astuta dos conceitos da moda e do espetáculo, música e imagem de forma pioneira, renovando a estética musical no período que vai de 1982 a 1992 e ampliando, com isso, as possibilidades de comunicação com o público.
Keywords: Comunicação de massa
Cultura popular
Madonna
Michael Jackson
Estados Unidos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jul-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SIMÕES, Felipe de Paula. Música pop como comunicação de massa: uma análise do protagonismo de Madonna e Michael Jackson na cultura pop norte americana no decênio 1982 a 1992. 2010. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSimões.pdf765.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.