Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2377
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Maio de 1968, 40 anos depois: a construção da memória em O Globo e na Folha de S. Paulo |
Author(s)/Inventor(s): | Cazes, Leonardo Faria |
Advisor: | Ribeiro, Ana Paula Goulart |
Abstract: | Investiga as relações entre jornalismo a memória. Para tanto, parte-se dos pressupostos colocados por Maurice Halbwachs, de que a memória é sempre construída a partir do presente, e também aquele colocado por Michael Pollak, de que a memória está sempre em disputa por diversos grupos que interferem diretamente na sua construção. Partindo destas premissas teóricas e somando a elas os conceitos sobre os usos contemporâneos da memória tais como apresentados por Andreas Huyssen e Pierre Nora, é feita uma análise dos cadernos especiais publicados em O Globo e na Folha de S. Paulo sobre os 40 anos de Maio de 1968. Por se tratar de um momento histórico crítico do século XX, o objetivo é mostrar como a memória de 1968 é disputada e reconstruída pelos veículos. |
Keywords: | Memoria Jornal O Globo (jornal) Folha de São Paulo (jornal) |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 3-Dec-2009 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | CAZES, Leonardo Faria. Maio de 1968, 40 anos depois: a construção da memória em O Globo e na Folha de S. Paulo. 2009. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LCAZES.pdf | 340.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.