Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24094
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O ensino de física no fundamental I |
Author(s)/Inventor(s): | Railbolt, Brenner |
Advisor: | Penna-Firme, André Bessadas |
Abstract: | Desde sua ancestralidade, o homem se questiona e ao mundo em que vive. É essa característica que lhe permite vivenciar o mundo de maneira diversa aos outros animais. Foram os questionamentos que fizeram surgir as ciências, e entre elas a Física. Como guardamos em nosso eu a memória ancestral faz parte de nosso ser as interrogações. Desde a tenra infância o indivíduo manifesta a curiosidade sobre o funcionamento das coisas e do próprio mundo, sendo "por quê?" uma frequente frase utilizada pelas crianças. E por que não explorar os por quês? Justamente a curiosidade em saber a origem das coisas e as causas dos fenômenos da natureza, aliados a vontade de explorar aquilo que lhes parece diferente, intrigante, deve ser aproveitada como matéria prima para a construção de uma mente científica. A maneira de ensinar Ciência passou décadas apoiada na reprodução dos mesmos padrões. O sistema tradicional ou conteudista ainda hoje está presente nas salas de aula. Torna-se necessário repensar e implantar novos sistemas para que efetivamente se desenvolva habilidades necessárias à contemporaneidade. Este trabalho propõe melhor compreender os benefícios da introdução da Física na fase escolar estruturada como Fundamental I. A disciplina de Ciências ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões, mas a introdução de alguns conceitos da Física traria um ganho para o exercício de raciocínio. Para essa concepção, será utilizada uma abordagem "problematizadora", a fim de buscar tanto a solução dos problemas quanto a explicação dos fenômenos através dos argumentos dos próprios educandos. Nesse estudo, são desenvolvidos experimentos, utilizando modelos simples, a serem aplicados através de práticas lúdicas, agregadas às competências socioemocionais no Fundamental I. Entendemos que essa prática pode alicerçar a construção do aprendizado, que levará nas fases posteriores, a um ganho na capacidade de reflexão e resolução de problemas concretos que a vida coloca. |
Keywords: | Ensino da física Ensino fundamental |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 19-Oct-2015 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | RAILBOLT, Brenner. O Ensino de Física no Fundamental I. 2015. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2015. |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRailbolt.pdf | 8.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.