Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24104
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comover é mover-se junto: uma reflexão sobre corpo, seus afetos e a produção de subjetividades na educação
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Thaís Versiani Gomes Cruz Silveira de
Advisor: Houri, Mônica de Souza
Abstract: Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre a relação entre o corpo e o ambiente escolar, destacando a influência dos paradigmas educacionais tradicionais, enraizados no dualismo cartesiano, na minimização da corporeidade e das experiências sensoriais dos estudantes. A partir de uma análise fundamentada nos conceitos de Espinosa a respeito do conatus e nosso potencial de agir, e nas dinâmicas de poder de Foucault, o ensaio explora como o paradigma mentalista, que privilegia a racionalidade e o controle, impacta negativamente a saúde mental e o potencial de agir dos alunos. Em contrapartida, defende-se um paradigma dos afetos, que reconhece a importância da alegria e da expressão criativa como motores essenciais para um aprendizado significativo e transformador. O trabalho também analisa criticamente o filme "Divertida Mente", da Pixar, como uma metáfora para as dinâmicas emocionais e corporais, e propõe uma educação que integre corpo e mente em uma abordagem mais humanizada e emancipatória.
Keywords: Educação
Corporeidade
Agenciamentos
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TVGSOliveira.pdf323.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.