Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24104
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Comover é mover-se junto: uma reflexão sobre corpo, seus afetos e a produção de subjetividades na educação |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Thaís Versiani Gomes Cruz Silveira de |
Advisor: | Houri, Mônica de Souza |
Abstract: | Este trabalho propõe uma reflexão crítica sobre a relação entre o corpo e o ambiente escolar, destacando a influência dos paradigmas educacionais tradicionais, enraizados no dualismo cartesiano, na minimização da corporeidade e das experiências sensoriais dos estudantes. A partir de uma análise fundamentada nos conceitos de Espinosa a respeito do conatus e nosso potencial de agir, e nas dinâmicas de poder de Foucault, o ensaio explora como o paradigma mentalista, que privilegia a racionalidade e o controle, impacta negativamente a saúde mental e o potencial de agir dos alunos. Em contrapartida, defende-se um paradigma dos afetos, que reconhece a importância da alegria e da expressão criativa como motores essenciais para um aprendizado significativo e transformador. O trabalho também analisa criticamente o filme "Divertida Mente", da Pixar, como uma metáfora para as dinâmicas emocionais e corporais, e propõe uma educação que integre corpo e mente em uma abordagem mais humanizada e emancipatória. |
Keywords: | Educação Corporeidade Agenciamentos |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TVGSOliveira.pdf | 323.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.