Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24141
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Implementação de uma planta didática para uso em práticas experimentais
Author(s)/Inventor(s): Magalhães, Fernanda Teodoro
Sá, Leonardo Levy Gomes de
Advisor: Folly, Rossana Odette Mattos
Co-advisor: Valdman, Andrea
Abstract: Este trabalho teve como objetivo implementar uma planta didática para práticas de controle, dinâmica e automação. Foi realizado um estudo complementar que permitiu automatizar a planta construída. Neste projeto a planta construída foi adaptada, automatizada e implementada para verificação da viabilidade de sua utilização como uma prática de controle, dinâmica e automação na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ), como uma forma de complementar a formação de novos engenheiros químicos, apresentando na prática conceitos teóricos. A planta consiste em dois tanques em série que são alimentados por uma bomba e tendo a sua vazão de entrada controlada por uma válvula de controle. O sistema pode funcionar de forma interativa ou não, sendo todos essas opções controladas por um controlador contínuo. Foram realizados diversos testes que permitiram ajustar a planta e concluir que a mesma pode ser utilizada em práticas.
Keywords: Planta didática
Prática de controle
Automação
Plantas experimentais
Modelagem
Mecânica dos fluidos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MagalhãesF.pdfprojeto final1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.