Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2415
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo empírico sobre a aplicação de uma estratégia de investimento com modelos de "Valuation" relativo para o Brasil período 01/2007 a 08/2009
Autor(es)/Inventor(es): Rennó, Ricardo Vidal
Orientador: Ribeiro, Eduardo Pontual
Resumo: A estratégia de avaliação de empresas por valor relativo é um importante método de escolha de portfólios de investimento no mercado financeiro. Este método é utilizado principalmente devido a sua praticidade e intuitividade da lógica de investimento. O objetivo do presente trabalho é avaliar a performance de uma estratégia de investimentos long/short utilizando-se de múltiplos para pares de empresas de um mesmo setor, que compra ativos considerados baratos e vende ativos considerado caros, avaliados desta forma caso a diferença entre os múltiplos superasse uma margem de segurança preestabelecida. A base de dados utilizada consiste na série diária de preços e múltiplos disponíveis na plataforma Bloomberg de 20 empresas e 10 setores sendo utilizada duas empresas de cada setor entre janeiro/2007 e Agosto/2009. Os setores foram escolhidos discricionariamente entre os mais importantes que apresentam ao menos duas empresas listadas na BMF&Bovespa. A conclusão principal reside no indício de que foi possível obter retornos positivos a qualquer benchmark, utilizando-se de tal estratégia durante o período. Esta conclusão é corroborada por duas análises de robustez, uma, variando-se a margem de segurança utilizada, e a outra analisando a performance do modelo, seccionando o período analisado em fases de propensão à risco alta e baixa. Nesta segunda análise, dividiu-se o período de janeiro de 2007 a Agosto de 2009 em três períodos bastante distintos. O primeiro entre janeiro de 2007 e agosto de 2008, caracterizado por boa performance de ativos de risco e valorização do Ibovespa, o segundo entre setembro de 2008 e novembro de 2008, caracterizado por forte busca por liquidez e desvalorização do Ibovespa de mais de 50%, e o último por uma forte reflação dos ativos de risco e retorno a tendência de valorização das ações brasileiras. O modelo obteve desempenho satisfatório em todos os períodos analisados.
Palavras-chave: Avaliação
Benchmark
Investimento
Mercado financeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2415
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RVRennó.pdf352,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.