Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24358
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O consumo de heavy metal na era dos sistemas de recomendação automática de música
Author(s)/Inventor(s): Silva, Gabriel Barbosa e
Advisor: Marchi, Leonardo Gabriel de
Abstract: Como os novos “metaleiros”— ou melhor, heandbangers — ouvem música na era digital? Esta é a pergunta que orienta a presente monografia sobre as formas de consumo do gênero musical Heavy Metal na era dos sistemas de recomendação automática de música empregados pelo sistemas de streaming de música. Nesse cenário, encontra-se o Spotify, o serviço de streaming de música mais usado no mundo, com a proposta de criar uma forma de ouvir música que se diferencia do modelo analógico. A partir disso, o presente trabalho buscou analisar as práticas do consumo de música no Spotify dos ouvintes de Heavy Metal como estudo de caso. Através da análise de entrevistas em profundidade, obteve-se resultados que mostram que, em primeiro momento, os headbangers consomem o gênero musical de forma semelhante às práticas comuns da época pré-streaming, mudando apenas o meio em que consomem. Após uma investigação mais detida, percebemos que, por mais que o método de divulgação boca a boca ainda seja bastante presente na comunidade do Metal, os sistemas de recomendação automática de música passam a influenciar os modos de consumo do gênero musical de forma crescente.
Keywords: Estudos de consumo
Estudos de música e comunicação
Heavy metal
Streaming de música
Spotify
Headbangers
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Jul-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Gabriel Barbosa e. O consumo de Heavy Metal na era dos sistemas de recomendação automática de música.2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GBESILVA-min.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.