Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2436
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Depois do fogo as cinzas: um estudo do jornalismo e sociedade a partir do incêndio no Camelódromo da Central do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Nomura, Seiji Felipe Prata Pacheco
Orientador: Cabral, Muniz Sodre de Araujo
Coorientador: Paiva, Raquel
Resumo: Analisa as coberturas dos jornais "O Globo" e "O Dia" a respeito do incêndio que destruiu metade do camelódromo da Central do Brasil no dia 26 de abril de 2010 e deixou duas mil pessoas desempregadas. O incêndio ocorreu exatamente no dia da inauguração da Unidade da Polícia Pacificadora no Morro da Providência e abriu espaço para a expansão do Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, essencial para as Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro. Diante de um panorama em que o Brasil pode chegar à posição de quarta economia do mundo em 2010, de acordo com o Banco Internacional, o Rio de Janeiro hegemônico busca encontrar um lugar dentro da estrutura nacional. A cidade, tendo a economia e o prestígio prejudicados pela perda da sua condição de capital nacional, busca apoio em pontos como seus portos e o petróleo, mas também se destaca em sua economia a ― cultura e o turismo — indústrias que atuarão diretamente na construção da cidade, tanto em sua malha urbanística quanto no imaginário.
Palavras-chave: Jornalismo impresso
Gestão de marcas
Economia urbana
Análise do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Nov-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NOMURA, Seiji Felipe Prata Pacheco. Depois do fogo as cinzas: um estudo do jornalismo e sociedade a partir do caso do incêndio do Camelódromo da Central do Brasil. 2010. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2436
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SNomura.pdf564,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.