Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2441
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O processo de desliteraturização dos suplementos literários: estudo dos cadernos Idéias do Jornal do Brasil e Prosa & Verso do jornal O Globo
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Anna Beatriz Seilhe do Nascimento
Orientador: Castro, Paulo César
Resumo: Nos seus mais de dois séculos de existência, a imprensa brasileira sofreu consideráveis mudanças, explicadas pelos mais diferentes aspectos. Nesta trajetória, foram criados e transformados também os suplementos literários dos jornais impressos. Antes vistos como espaços de crítica e de debate sobre literatura e, também, de lançamento de idéias e de movimentos artísticos, como avalia o poeta Ferreira Gullar, os cadernos foram gradativamente assumindo a função de órgãos de difusão, a serviço principalmente do simples anúncio de novos livros lançados pelas editoras. Para explicar este fenômeno jornalístico, chamado pelo crítico literário Silviano Santiago de “desliteraturização” da imprensa, a pesquisa debruçou-se sobre os suplementos literários “Idéias”, publicado até setembro de 2010 pelo Jornal do Brasil, e “Prosa & Verso”, do jornal O Globo. A comparação se deu entre os dois cadernos, avaliando-os no seu percurso com amostras desde a criação até os dias atuais, mas também com o Suplemento Dominical do JB, criado em 1956, marco no jornalismo brasileiro do típico caderno de cultura como defendido pelo poeta maranhense, que, aliás, foi um de seus jornalistas.
Palavras-chave: Jornalismo literário
Suplementos literários
Mudança
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CRUZ, Anna Beatriz Seilhe do Nascimento da. O processo de desliteraturização dos suplementos literários: estudo dos cadernos Idéias do Jornal do Brasil e Prosa & Verso do jornal O Globo. 2010. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2441
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACruz.pdf465,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.