Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2443
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Etnicidade: um novo nacionalismo: o papel dos canais via satélite na construção da identidade árabe brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Dantas, Stephani Moreira
Orientador: ElHajji, Mohammed
Resumo: Relaciona o papel dos canais árabes via satélite na formação de uma identidade árabe entre descendentes de imigrantes com a importância que a imprensa teve na formação dos estados nacionais na Europa. Por meio dessa relação, pretende-se mostrar que a imprensa, no contexto de uma sociedade globalizada, tem o poder de criar identidades transnacionais. Se antes ela ajudou a criar nações, agora, ajuda a criar o sentimento de pertencimento a uma nação ou a um grupo mesmo que se esteja fora. Isso se dá pois o acesso a esses canais possibilita a manutenção de vínculos com os países de origem dos imigrantes, permitindo a troca de informações sobre o que está acontecendo e até mesmo o surgimento de assuntos e interesses em comum com quem permaneceu no território original. Além disso, o sucesso dos canais via satélite de diferentes nacionalidades é a prova de que, no Brasil, formouse uma identidade árabe-brasileira; que é maior que as diferenças nacionais entre os imigrantes. A tal unidade árabe foi possível, sim; mas fora dos países de origem dos imigrantes.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa
Identidade étnica
Identidade cultural
Imigrantes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DANTAS, Sthephani Moreira. Etnicidade: um novo nacionalismo: o papel dos canais via satélite na construção da identidade árabe brasileira. 2010. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2443
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SDANTAS.pdf227,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.