Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/246
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise comparativa de periódicos científicos: um estudo sobre a normalização das revistas Ciência da Informação e Transinformação
Autor(es)/Inventor(es): Mazui, Valéria Carlosso dos Santos
Orientador: Russo, Mariza
Resumo: Apresenta uma análise comparativa dos periódicos científicos Ciência da Informação e Transinformação. Tem como objetivo analisar a compatibilidade da padronização dos periódicos científicos citados com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a publicação de seus fascículos e artigos. A técnica proposta é um estudo de natureza qualitativa, do tipo análise documental, sendo o nível da investigação exploratório e o método de estudo descritivo. Para isto, foi analisada a forma estrutural das principais partes que compõem os três últimos fascículos publicados de forma impressa de cada uma das revistas, referentes ao ano de 2010. Ao final da análise destas revistas técnico-científicas da área de Ciência da Informação, foram constatadas algumas incompatibilidades com as normas estabelecidas pela ABNT. Diante deste estudo, sugere-se que os órgãos responsáveis pelas publicações científicas analisadas revejam e corrijam os eventuais equívocos encontrados, tendo em vista que existe uma norma regulamentadora para a publicação de tais tipos de revistas.
Palavras-chave: Periódicos científicos
Normalização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/246
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valéria Mazui - TCC.pdf784,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.