Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24657
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Bolsonaro x Lula: uma análise dos memes para a eleição de 2022 |
| Author(s)/Inventor(s): | Sasek, Flávia Lopes |
| Advisor: | Lermen, Alessandra de Falco Brasileiro |
| Abstract: | Esta monografia analisa uma amostra de memes de internet referentes às eleições presidenciais de 2022, a partir da Análise de Conteúdo. Memes são importantes peças de humor que podem ter também propósito político, e que ajudam a sintetizar pensamentos e ideologias. A análise dos memes é importante para acompanhar a expectativa do eleitorado em relação aos candidatos e às eleições em si, para que seja possível compreender o que pensa o apoiador de cada presidenciável através do conteúdo que compartilham e que circula nas redes sociais. Para isso, serão analisados 12 memes encontrados no Twitter relacionados aos presidenciáveis das eleições de 2022, onde conclui-se, ao final desta monografia, que a rixa potencializada pelos candidatos envolvidos traduz o cenário de polarização política atual. Também destaca-se a presença de fake news contida em alguns memes, e seus impactos ameaçadores dentro de um contexto eleitoral. |
| Keywords: | Campanhas eleitorais Redes sociais Memes |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
| Production unit: | Escola de Comunicação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 7-Mar-2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SASEK, Flávia Lopes. Bolsonaro x Lula: uma análise dos memes para a eleição de 2022. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
| Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FSasek.pdf | 689.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.