Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24676
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Atividades alternativas para o estudo de cordas vibrantes no ensino médio |
Author(s)/Inventor(s): | Stirling, Albert James dos Santos |
Advisor: | Tort, Alexandre Carlos |
Abstract: | O Ensino Médio brasileiro está em plena mudança para se consolidar como etapa de fechamento da Educação Básica do cidadão. A Física ensinada no Ensino Médio se inclui neste contexto assumindo a responsabilidade de ir além da preparação para o Ensino Superior ao também oferecer competências e habilidades para a cidadania, para a continuidade da vida acadêmica ou profissional. Este trabalho aproveita a oportunidade oferecida pelo advento do novo Ensino Médio e propõe atividades alternativas para uma abordagem mais concreta e interessante de Ondulatória com uso de um violão, instrumento musical bastante popular no Brasil, e de um experimento de baixo custo com uso de computador portátil e de um programa editor de áudio digital, gratuito, o Audacity 2.0.2. |
Keywords: | Ensino médio Ensino de física Equações de onda Som |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | May-2013 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AJSStirling.pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.