Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24676
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Atividades alternativas para o estudo de cordas vibrantes no ensino médio
Author(s)/Inventor(s): Stirling, Albert James dos Santos
Advisor: Tort, Alexandre Carlos
Abstract: O Ensino Médio brasileiro está em plena mudança para se consolidar como etapa de fechamento da Educação Básica do cidadão. A Física ensinada no Ensino Médio se inclui neste contexto assumindo a responsabilidade de ir além da preparação para o Ensino Superior ao também oferecer competências e habilidades para a cidadania, para a continuidade da vida acadêmica ou profissional. Este trabalho aproveita a oportunidade oferecida pelo advento do novo Ensino Médio e propõe atividades alternativas para uma abordagem mais concreta e interessante de Ondulatória com uso de um violão, instrumento musical bastante popular no Brasil, e de um experimento de baixo custo com uso de computador portátil e de um programa editor de áudio digital, gratuito, o Audacity 2.0.2.
Keywords: Ensino médio
Ensino de física
Equações de onda
Som
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AJSStirling.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.