Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24683
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Proposta de atividades escolares em uma metodologia ativa para aprimoramento da produção discursivo-argumentativa no ensino básico |
Author(s)/Inventor(s): | Calazans, Amanda Cristina Almeida |
Advisor: | Gouvêa, Lúcia Helena Martins |
Abstract: | Este trabalho propõe uma sequência didática para aprimorar a produção discursivo-argumentativa de estudantes dos últimos ciclos do Ensino Fundamental. Com base nas teorias de Patrick Charaudeau (2008), Oswald Ducrot e Paul Grice, segundo Koch (2012), foram elaboradas atividades dinâmicas que partem da oralidade e culminam na produção escrita. A metodologia é ativa e busca engajar os alunos em um processo de ensino mais interativo, promovendo autonomia e protagonismo em sala de aula. As atividades incluem debates, encenações e exercícios de reescrita, estimulando a compreensão dos elementos argumentativos e o uso de recursos linguísticos para fortalecer a argumentação. Este trabalho visa a contribuir para a formação de alunos mais críticos e expressivos em suas produções discursivas. |
Keywords: | Argumentação Prática de ensino Produção textual |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACACalazans.pdf | 184.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.