Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24683
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Proposta de atividades escolares em uma metodologia ativa para aprimoramento da produção discursivo-argumentativa no ensino básico
Author(s)/Inventor(s): Calazans, Amanda Cristina Almeida
Advisor: Gouvêa, Lúcia Helena Martins
Abstract: Este trabalho propõe uma sequência didática para aprimorar a produção discursivo-argumentativa de estudantes dos últimos ciclos do Ensino Fundamental. Com base nas teorias de Patrick Charaudeau (2008), Oswald Ducrot e Paul Grice, segundo Koch (2012), foram elaboradas atividades dinâmicas que partem da oralidade e culminam na produção escrita. A metodologia é ativa e busca engajar os alunos em um processo de ensino mais interativo, promovendo autonomia e protagonismo em sala de aula. As atividades incluem debates, encenações e exercícios de reescrita, estimulando a compreensão dos elementos argumentativos e o uso de recursos linguísticos para fortalecer a argumentação. Este trabalho visa a contribuir para a formação de alunos mais críticos e expressivos em suas produções discursivas.
Keywords: Argumentação
Prática de ensino
Produção textual
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACACalazans.pdf184.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.