Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/248
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Vida-Média e Obsolescência da área de Ciência da Literatura: uma contribuição ao entendimento da cronologia de citações na atividade acadêmica
Autor(es)/Inventor(es): Arao, Luiza Hiromi
Orientador: Santos, Maria José Veloso da Costa
Coorientador: Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira
Resumo: O presente trabalho desenvolve um estudo quantitativo e exploratório na área de Ciência da Literatura com vistas a definir a vida-média e obsolescência desse campo do conhecimento, tendo como base as citações que se encontram na seção Referências, constantes nas teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defendidas no período de 2007/2008 e 2011/2012. O método utilizado é o exploratório e comparativo, utilizando-se ferramentas estatísticas e técnica de coleta de citações para atingir aos objetivos traçados. Os procedimentos metodológicos adotados para a consecução do trabalho consistiu, primeiramente, em uma revisão de literatura sobre Comunicação Científica, Bibliometria, especificamente, nas áreas de Análise de Citações, Vida-Média e Obsolescência da Literatura Científica, Literatura Cinzenta e Teses e Dissertações. Em seguida, foi realizada uma breve explanação sobre a área do conhecimento escolhida, a Ciência da Literatura e seus Estudos Literários, bem como sobre o Programa de Pós-Graduação da área e outros conceitos pertinentes à área. Após a coleta de dados verificou-se que os mestrandos e doutorandos da área de Ciência da Literatura utilizam, principalmente, livros para realizar suas investigações. Assim, os livros e capítulos de livros foram o material selecionado para o levantamento das citações. Encontrou-se como resultado para o cálculo da vida-média da área do conhecimento estudada, 14 anos quando analisado o período de 2007/2008 e de 15 anos para o período de 2011/2012, considerada uma vida-média relativamente longa em comparação aos estudos encontrados em outras áreas do conhecimento.
Palavras-chave: Vida média
Obsolescência da literatura
Bibliometria
Ciência da Literatura
Análise de citações
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/248
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEXTUALFINAL2.pdf967,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.