Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24896

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O papel social do shopping center: uma análise do espaço NUAM no Plaza Shopping de Niterói
Author(s)/Inventor(s): Seixas, Lucas dos Santos
Advisor: Azevedo, Sandro Torres de
Abstract: A pesquisa tem como o tema principal a análise do papel social dos Shopping Centers, mais especificamente, do Plaza Shopping Niterói e sua influência social na cidade de Niterói a partir do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), um espaço de assistência social para mulheres em situação de violência idealizado pelo Plaza Shopping em parceria com a Coordenadoria de Direitos das Mulheres de Niterói (CODIM). O trabalho busca analisar a transformação do setor de Shopping Centers, de templos de consumo para espaços sustentáveis, pautados nos conceitos de ESG. O problema norteador desta pesquisa é o papel social que os Shopping Centers possuem e a interligação dessa responsabilidade social com a manutenção da estrutura de consumo nestes espaços. O objetivo principal desta pesquisa é analisar e investigar as bases mercadológicas que sustentam a mudança sustentável do desenvolvimento dos Shopping Centers, com foco no âmbito social. A metodologia do trabalho é feita através de uma pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e a realização de entrevista qualitativa com coordenadora da CODIM e espaço NUAM, assim como coleta de resposta da assessoria de imprensa do Plaza Shopping Niterói. Os resultados obtidos indicam que os Shopping Centers sempre serão o templo do consumo, porém, é possível enxergar o equilíbrio para o desenvolvimento sustentável no setor, no qual os Shoppings possuem a responsabilidade social como uma estratégia de comunicação e posicionamento para aumentar sua base de clientes e se conectar com o público desejado.
Keywords: Shopping centers
Responsabilidade social
Violência contra mulher
Consumo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SEIXAS, Lucas dos Santos. O papel social do shopping center: uma análise do espaço NUAM do Plaza Shopping de Niterói. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LSEIXAS-min.pdf673.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.