Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24898

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Efeito Diderot na eleição de 2022: uma análise das propagandas em vídeo do segundo turno das eleições presidenciais
Author(s)/Inventor(s): Terra, Luccas Batista
Advisor: Refkalefsky, Eduardo
Abstract: O projeto visa analisar a apropriação e a disputa de termos no debate político durante as polarizadas eleições de 2022. Para isso, serão examinadas as campanhas presidenciais de Lula e Bolsonaro no segundo turno, utilizando os conceitos de unidade Diderot e efeito Diderot propostos por Grant McCracken, bem como o estruturalismo de Roland Barthes. O objetivo é identificar os recursos retóricos, publicitários e imagéticos utilizados no confronto direto entre os dois candidatos, comparando o conteúdo dos vídeos oficiais de suas campanhas. O recorte de análise serão os 5 minutos de cada candidato veiculados no dia 28 de outubro, logo antes do último debate presidencial, na Globo.
Keywords: Teorias de persuasão
Marketing eleitoral
Estudos do consumo
Mídia
Debate presidencial
Estruturalismo
Campanha presidencial
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TERRA, Luccas Batista. O Efeiro Diderot na eleição de 2022: uma análise das propagandas em vídeo do segundo turno das eleições presidenciais.2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LTERRA-min.pdf590.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.