Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25074
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A relevância do lúdico no processo de alfabtização |
| Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Daniela Maia Barreto |
| Advisor: | Giambiagi, Irene |
| Abstract: | O objetivo deste trabalho foi pesquisar a atuação do professor com base na ludicidade com crianças de 7 e 8 anos de uma turma do 2° ano de Ensino Fundamental em uma escola municipal da Zona Norte do Rio de Janeiro. Apresenta-se inicialmente um breve histórico do processo de construção do conceito de infância e suas diferentes concepções. No segundo momento, define se o conceito de lúdico e procura-se mostrar a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança. No terceiro momento, destaca-se o lúdico como metodologia de ensino, relaciona-se seu conceito com normas específicas da BNCC, e comentam-se alguns relatos do cotidiano da sala de aula registrados no diário de campo, em diálogo com os dizeres coletados por meio de uma entrevista com a professora regente. No quarto momento, descreve-se e analisa-se a prática do Projeto Brincadeiras, criado pela pesquisadora com a finalidade de observar a importância da brincadeira no ambiente escolar. Para tal, foram desenvolvidos jogos educativos que tiveram como foco obras do artista brasileiro Ivan Cruz. Enfatiza-se ao final a necessidade de refletir sobre as práticas educativas lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Ariès (1981), Vygotsky (1991), Piaget (1975), Wallon (1995), Huizinga (2007) e Kishimoto (2017). A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, seguida de coleta de dados por meio de observação de aulas com participação, da realização de uma entrevista estruturada com a professora regente, e da intervenção direta da pesquisadora na idealização, elaboração e implementação do Projeto Brincadeiras. O trabalho de campo e a literatura estudada evidenciaram a importância do lúdico para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças. |
| Keywords: | Infância Alfabetização Arte e educação Desenvolvimento cognitivo da criança Metodologia de ensino Aprendizagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 23-May-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | OLIVEIRA, Daniela Maia Barreto. A relevância do lúdico no processo de alfabetização. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_DOLIVEIRA-min.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | View/Open | |
| Ata de defesa - Daniela Maia Barreto Oliveira.pdf | 202.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.