Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25074

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relevância do lúdico no processo de alfabtização
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Daniela Maia Barreto
Advisor: Giambiagi, Irene
Abstract: O objetivo deste trabalho foi pesquisar a atuação do professor com base na ludicidade com crianças de 7 e 8 anos de uma turma do 2° ano de Ensino Fundamental em uma escola municipal da Zona Norte do Rio de Janeiro. Apresenta-se inicialmente um breve histórico do processo de construção do conceito de infância e suas diferentes concepções. No segundo momento, define se o conceito de lúdico e procura-se mostrar a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo da criança. No terceiro momento, destaca-se o lúdico como metodologia de ensino, relaciona-se seu conceito com normas específicas da BNCC, e comentam-se alguns relatos do cotidiano da sala de aula registrados no diário de campo, em diálogo com os dizeres coletados por meio de uma entrevista com a professora regente. No quarto momento, descreve-se e analisa-se a prática do Projeto Brincadeiras, criado pela pesquisadora com a finalidade de observar a importância da brincadeira no ambiente escolar. Para tal, foram desenvolvidos jogos educativos que tiveram como foco obras do artista brasileiro Ivan Cruz. Enfatiza-se ao final a necessidade de refletir sobre as práticas educativas lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Ariès (1981), Vygotsky (1991), Piaget (1975), Wallon (1995), Huizinga (2007) e Kishimoto (2017). A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, seguida de coleta de dados por meio de observação de aulas com participação, da realização de uma entrevista estruturada com a professora regente, e da intervenção direta da pesquisadora na idealização, elaboração e implementação do Projeto Brincadeiras. O trabalho de campo e a literatura estudada evidenciaram a importância do lúdico para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Keywords: Infância
Alfabetização
Arte e educação
Desenvolvimento cognitivo da criança
Metodologia de ensino
Aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-May-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Daniela Maia Barreto. A relevância do lúdico no processo de alfabetização. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DOLIVEIRA-min.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa - Daniela Maia Barreto Oliveira.pdf202.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.