Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/252
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo do acesso em dois websites de bibliotecas universitárias: aplicação das Leis da Simplicidade de John Maeda
Autor(es)/Inventor(es): Coutinho, Andrielle Henrique
Orientador: Sá, Maria Irene da Fonseca e
Resumo: Com a explosão informacional houve uma grande saturação da informação que dificultou cada vez mais a seleção das informações relevantes em relação à real necessidade dos usuários. Desse modo, os websites surgem como um meio de comunicação com os usuários. Mas, para que esta comunicação seja eficaz há a necessidade de que as informações ali disponibilizadas sejam organizadas e estruturadas de forma que os usuários dos websites consigam compreendê-las e encontrá-las com facilidade, e deste modo atender suas necessidades informacionais. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de compreender como os websites tem apresentado e estruturado suas informações de modo a satisfazer as necessidades informacionais de seus usuários, bem como de facilitar sua navegação, através da aplicação das Leis da Simplicidade de John Maeda. Para isso, conceituam-se os termos Arquitetura de Informação, Usabilidade e o papel do arquiteto da informação. Dentre as dez leis, que Maeda dividiu em três agrupamentos (básica, intermediária e profunda), este trabalho se focará apenas no primeiro agrupamento, que compreende as três primeiras leis: Reduzir, Organizar e Tempo. A partir daí, serão feitas análises da arquitetura e organização de informação de dois websites de bibliotecas universitárias através da aplicação destas três primeiras leis. Os websites escolhidos para a análise foram a Base Minerva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Base Dedalus da Universidade de São Paulo (USP). Posteriormente serão demonstradas os resultados destas análises apresentando suas semelhanças e diferenças, bem como suas vantagens e desvantagens.
Palavras-chave: Arquitetura de informação
Usabilidade
Leis da Simplicidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/252
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto Final II_Andrielle.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.