Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo, Lauro Luís Martins Medeiros de-
dc.contributor.authorEscobar, Roberto Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-07-28T16:51:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:29Z-
dc.date.issued2010-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2544-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.titleMarketing esportivo aplicado ao futebol: uma fonte de viabilidade econômicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0578424395609505pt_BR
dc.contributor.referee1Hasenclever, Lia-
dc.contributor.referee2La Rovere, Renata Lèbre-
dc.description.resumoIdentifica os resultados obtidos na utilização do marketing esportivo na gestão dos clubes de futebol no mundo, especificamente no Brasil. Nesse contexto, será detalhada a estrutura de mercado do futebol, ou seja, como ele é formado e suas principais características. Após a apresentação da estrutura de mercado, será apresentado o marketing esportivo com as suas principais características e como as empresas e clubes se relacionam em busca de valorização da marca e fidelização do consumidor. Finalizando, serão mostrados os modelos de gestão dos clubes e campeonatos que já utilizam o marketing esportivo como principal ferramenta de diversificação de receita, comparando com a gestão de futebol nos clubes brasileiros. Os resultados obtidos a partir da profissionalização da gestão e da utilização do marketing esportivo mostram que é possível alcançar bons resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RGEscobar.pdf282.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.