Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25506
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Armas químicas: possibilidades e limitações de um tema controverso na escola básica. |
| Author(s)/Inventor(s): | Pontes, Graciano Pereira |
| Advisor: | Araujo Neto, Waldmir Nascimento de |
| Abstract: | O desenvolvimento da sociedade contemporânea foi marcado por inúmeras inovações e mudanças significativas. Ao longo da história, a humanidade se adaptou e evoluiu em resposta a eventos como catástrofes naturais, pandemias, a descoberta de novos territórios, crises alimentares, conflitos bélicos e avanços científicos. Esses eventos influenciaram diretamente no desenvolvimento de medicamentos e no aumento da expectativa de vida. Paralelamente, o progresso da química desempenhou um papel crucial, oferecendo melhorias significativas em diversos setores, incluindo medicina, energia, tecnologia espacial, construção civil, eletrônica, indústria alimentícia e agricultura. A descoberta dos organofosforados, em particular, revolucionou a produção de alimentos, melhorando seu rendimento e durabilidade desde o cultivo até o consumo. No entanto, este avanço na química também trouxe desafios éticos e morais, uma vez que o conhecimento adquirido foi utilizado de maneira destrutiva na produção de agentes químicos de guerra, que causaram mortes e sofrimentos inimagináveis a homens, mulheres, crianças e animais. A guerra, que antes era caracterizada por combates físicos diretos, evoluiu para formas mais letais de confronto com o uso de pólvora, veículos blindados, artilharia e armas químicas. Estas últimas, em particular, causaram danos irreparáveis a pessoas, terras, plantações e fontes de água, além de um impacto psicológico devastador nos campos de batalha. Este estudo visa revisar os registros históricos da guerra química, abrangendo referências bíblicas, civilizações medievais, tribos indígenas, e culminando com o desenvolvimento e uso de gases como o cloro na Primeira Guerra Mundial e os organofosforados durante o Holocausto na Segunda Guerra Mundial. O objetivo é desenvolver um plano de aula que integre temas e conteúdos químicos relacionados às armas químicas, a serem abordados no ensino básico. |
| Keywords: | Agentes químicos de guerra Guerra-química Organofosforados Armas químicas Escola básica |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 11-Dec-2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| GPPontes.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.