Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25508

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma breve reflexão do impacto pandêmico da COVID-19 no ensino e aprendizado de química de estudantes do 3º ano do ensino médio de duas escolas particulares do RJ
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Emanuella Vieira
Advisor: Amado, Roberto Salgado
Abstract: A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças em todos os setores da vida, especialmente no campo da educação. Essas mudanças visaram tornar o processo de aprendizagem mais eficaz no ambiente de pandemia. No entanto, pode ser desafiador, pois alguns alunos não dão respostas positivas a essas mudanças, especialmente aqueles em áreas remotas. O presente estudo tem como objetivo identificar e relatar as percepções dos alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas particulares sobre a eficácia do aprendizado de química remoto durante a pandemia. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário on-line envolvendo alunos de duas escola particulares, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Os dados coletados na pesquisa foram analisados e os resultados mostram que o aprendizado na forma remota é considerado menos eficaz pelos alunos; já que as redes e a infraestrutura de comunicação muita das vezes não acompanha o aprendizado on-line. Deste modo, os professores precisam avaliar como ensinar, bem como redesenhar modelos e abordagens a serem aplicadas na aprendizagem. Isso pode ser alcançado ajustando-se à situação atual do aluno para gerar interesse e vontade de aprender neste novo sistema.
Keywords: Percepção dos alunos
Pandemia
Ensino Remoto
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVRibeiro.pdf433.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.