Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25508
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Uma breve reflexão do impacto pandêmico da COVID-19 no ensino e aprendizado de química de estudantes do 3º ano do ensino médio de duas escolas particulares do RJ |
| Author(s)/Inventor(s): | Ribeiro, Emanuella Vieira |
| Advisor: | Amado, Roberto Salgado |
| Abstract: | A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças em todos os setores da vida, especialmente no campo da educação. Essas mudanças visaram tornar o processo de aprendizagem mais eficaz no ambiente de pandemia. No entanto, pode ser desafiador, pois alguns alunos não dão respostas positivas a essas mudanças, especialmente aqueles em áreas remotas. O presente estudo tem como objetivo identificar e relatar as percepções dos alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas particulares sobre a eficácia do aprendizado de química remoto durante a pandemia. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário on-line envolvendo alunos de duas escola particulares, localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Os dados coletados na pesquisa foram analisados e os resultados mostram que o aprendizado na forma remota é considerado menos eficaz pelos alunos; já que as redes e a infraestrutura de comunicação muita das vezes não acompanha o aprendizado on-line. Deste modo, os professores precisam avaliar como ensinar, bem como redesenhar modelos e abordagens a serem aplicadas na aprendizagem. Isso pode ser alcançado ajustando-se à situação atual do aluno para gerar interesse e vontade de aprender neste novo sistema. |
| Keywords: | Percepção dos alunos Pandemia Ensino Remoto |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2023 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EVRibeiro.pdf | 433.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.