Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25528

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ensino de Química na educação básica: interrelações entre linguagens artísticas e aprendizagem significativa
Author(s)/Inventor(s): Marques, Júlio César Vargas
Advisor: Simões, Grazieli
Co-advisor: Tamiasso-Martinhon, Priscila
Abstract: O presente estudo apresenta uma abordagem interdisciplinar no Ensino das Ciências, no segmento da Química, no Ensino Básico e, possivelmente no Ensino Superior, a posteriori, estimando uma perspectiva interdisciplinar o qual dialoga nos campos da Arte e da Química. O pressuposto do estudo é a necessidade de estabelecer uma relação estratégica com o conhecimento a partir dos referenciais epistemológicos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e de outros pensadores potencializando o conceito CienciArte, o qual a aprendizagem por meio do conceito docente-discente-aprendente, requer o esforço também de tais partes em conectar-se de maneira não arbitrária ao novo conhecimento a partir da estrutura cognitiva existente. Embora haja o mundo da verdade e da racionalidade representado pelo âmbito científico, há também uma conexão com belo e com a estática representado pelas Artes, e o estudo retrata exatamente estes exemplos multimodais em que o diálogo entre Arte e Ciência pode ser esmiuçado com êxito, seja no Ensino Básico ou no Ensino Superior. Assim, a pesquisa-ação deste trabalho se caracteriza por uma intervenção participativa na realidade sociocultural dos estudantes, isto é, busca um maior contato com os sujeitos ativos do projeto, conduzindo-os a um processo de análise e reflexão das realidades que possuem, considerando assim, uma transformação social, por meio do projeto científico-artístico denominado ARTQUIM.
Keywords: Arte
Ensino de química
Interdisciplinaridade
Aprendizagem Significativa
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCVMarques.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.