Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25748

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Construindo pontes na educação: desafios e perspectivas no combate ao racismo através do ensino de matemática
Author(s)/Inventor(s): Santos, Millena Ribeiro
Advisor: Giraldo, Victor Augusto
Co-advisor: Knopp, Ivo da Silva
Abstract: Apesar de representarem mais da metade da população brasileira, negras e negros são minoria em cargos de destaque e em cursos universitários relacionados às áreas "exatas". O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória da população negra no Brasil e entender como o ensino de matemática na educação básica influencia a escolha dessa população por cursos universitários nessas áreas. Discutimos a importância e a necessidade das cotas raciais como um primeiro passo, ainda que insuficiente, para enfrentar esse problema e como o racismo se manifesta nas salas de aula de matemática. Com base em dados produzidos com estudantes de Licenciatura em Matemática da UFRJ, apresentamos algumas propostas para professores que ensinam matemática e refletimos sobre o papel da Formação de Professores no rompimento da barreira racial que afasta estudantes negros das áreas "exatas".
Keywords: Educação matemática
Mathematics Education
Racismo
Racism
Educação Antirracista
Anti-Racist Education
Formação de Professores
Teacher Education
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Production unit: Instituto de Matemática
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jun-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Millena_Ribeiro_compressed.pdf798.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.