Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25748
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Construindo pontes na educação: desafios e perspectivas no combate ao racismo através do ensino de matemática |
| Author(s)/Inventor(s): | Santos, Millena Ribeiro |
| Advisor: | Giraldo, Victor Augusto |
| Co-advisor: | Knopp, Ivo da Silva |
| Abstract: | Apesar de representarem mais da metade da população brasileira, negras e negros são minoria em cargos de destaque e em cursos universitários relacionados às áreas "exatas". O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória da população negra no Brasil e entender como o ensino de matemática na educação básica influencia a escolha dessa população por cursos universitários nessas áreas. Discutimos a importância e a necessidade das cotas raciais como um primeiro passo, ainda que insuficiente, para enfrentar esse problema e como o racismo se manifesta nas salas de aula de matemática. Com base em dados produzidos com estudantes de Licenciatura em Matemática da UFRJ, apresentamos algumas propostas para professores que ensinam matemática e refletimos sobre o papel da Formação de Professores no rompimento da barreira racial que afasta estudantes negros das áreas "exatas". |
| Keywords: | Educação matemática Mathematics Education Racismo Racism Educação Antirracista Anti-Racist Education Formação de Professores Teacher Education |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Production unit: | Instituto de Matemática |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 17-Jun-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia_Millena_Ribeiro_compressed.pdf | 798.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.