Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25824

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jurisprudência defensiva no Superior Tribunal de Justiça: a consolidação de um (nem tão) novo paradigma no direito probatório
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Gabriel Coelho de
Orientador: Rocha, Felippe Borring
Resumo: Assoberbados por uma quantidade crescente de recursos, os tribunais reagiram, e construíram a chamada “Jurisprudência Defensiva”, com o objetivo de fortalecer um sistema hostil à recalcitrância recursal. Com isso, realça formalismos e, praticamente, exclui da sua apreciação o princípio da instrumentalidade das formas. Dessa forma, cabe a reflexão: quais os desdobramentos dessa hostilidade na seara processual? A partir de um raciocínio sutil, porém indeclinável, torna-se evidente o impacto da Jurisprudência Defensiva no direito de defesa, já que o juiz de piso, ao cogitar a possibilidade de cercear a defesa de uma das partes, teme cada vez menos uma revisão de sua postura nas instâncias superiores, os quais, presos às formalidades e vidrados apenas em se esquivar do mérito recursal, permanecerão alheios às arbitrariedades do juízo a quo, deixando-o tranquilo junto à sua incólume inconsequência. Nesta monografia, a presente pesquisa teve como objetivo analisar julgados do STJ e, assim, identificar qual o discurso da Jurisprudência Defensiva e de que maneira ela legitima o cerceamento de defesa. Esta análise se deu principalmente por pesquisa de jurisprudência no próprio STJ.
Palavras-chave: Brasil. Superior Tribunal de Justiça
Contraditório
Direito de Defesa
Jurisprudência
Recurso (Processo Civil)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREITAS, Gabriel Coelho de. Jurisprudência defensiva no Superior Tribunal de Justiça: a consolidação de um (nem tão) novo paradigma no direito probatório. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCFreitas-min.pdf499.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.