Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25847

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A discriminação contra os indígenas induzida pelo marco temporal: uma análise pela teoria do reconhecimento em relação ao julgamento da petição 3.388 do Supremo Tribunal Federal e suas derivações
Autor(es)/Inventor(es): Gontijo, João Victor Maia Costa Cruz
Orientador: Nunes, Daniel Capecchi
Resumo: Este trabalho pretende propor a discussão, dentro do campo da Filosofia constitucional, sobre a posição jurídica dos povos indígenas nos debates do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do julgamento da Petição 3.388, que trata do Marco Temporal das terras indígenas. Nossa proposta será apresentar a possibilidade de aplicação da teoria do reconhecimento - a partir de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser - para tentar esclarecer essa posição jurídica e explorar seus impactos sobre a cidadania dos povos indígenas no Brasil atual. Nesse sentido, entendemos este trabalho como uma interseção entre a materialidade dos fatos que decorrem do panorama jurídico e político brasileiro, em consonância com a filosofia constitucional da teoria do reconhecimento, cuja aplicação proporciona um entendimento que entendemos mais adequado acerca deste objeto, à luz da Constituição Federal de 1988. Portanto, pretendo discutir a hipótese de que, considerando os debates jurídicos em questão, os povos indígenas encontram-se numa posição jurídica de desigualdade em comparação aos não-indígenas.
Palavras-chave: Comunidade indígena
Demarcação de terra indígena
Direitos humanos
Discriminação racial
Indígena
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONTIJO, João Victor Maia Costa Cruz. A discriminação contra os indígenas induzida pelo marco temporal: uma análise pela teoria do reconhecimento em relação ao julgamento da petição 3.388 do Supremo Tribunal Federal e suas derivações. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVMCCGontijo.pdf488.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.