Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/259
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A representação visual do mundo dos mortos nos filmes O estranho mundo de Jack e A noiva cadáver
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Gabriela Xavier Martins de
Orientador: Oneto, Paulo Guilherme Domenech
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo proceder a uma análise fílmica da representação visual do mundo dos mortos em duas animações de stop-motion, O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993) e A Noiva Cadáver (Tim Burton, 2005). Para isso, serão observados e discutidos dois aspectos específicos da arte dos filmes: a paleta de cores e os resultados de cada aplicação cromática específica para caracterizar e construir simbolicamente o cenário da morte. Pretende-se, sobretudo, delinear o distinto olhar do autor de ambas as histórias – Tim Burton (1958- ) – sobre os mortos, usualmente considerados como mórbidos e temíveis. Busca-se concluir que, nos dois casos aqui estudados, há uma peculiaridade na conceituação desse assunto uma vez que há a inversão de valores – em maior ou menor grau – e o mundo dos mortos passa a ser, portanto, composto de definições positivas além do lúgubre. Isto posto, será reforçado nessa análise o quanto as preferências do design de uma obra cinematográfica cooperam decisivamente para a significação de personagens, ambientes e temática em si da história.
Palavras-chave: Audiovisual
Análise fílmica
Cinema
Morte
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LIMA, Gabriela. A representação visual do mundo dos mortos nos filmes O Estranho Mundo de Jack e A noiva cadáver. 2015. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/259
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLima.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.