Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2601
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ferramentas web 2.0 em unidades de informação: aspectos de divulgação e melhora contínua
Autor(es)/Inventor(es): Peres, Rodrigo Silva
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: A evolução da internet e consequentemente do ambiente informático propiciou o surgimento das ferramentas Web 2.0, que por sua vez permitem a participação ativa dos usuários nos processos digitais. Com isso, o objetivo dessa monografia foi avaliar como as interações, na perspectiva de Alex Primo (2007), que ocorrem nos blogs e no site de rede social Facebook entre bibliotecários e usuários, contribuem para a divulgação e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pelas unidades de informação, especificamente bibliotecas universitárias. Para tanto, além da revisão bibliográfica para a fundamentação teórica foram selecionados artigos científicos de bases de dados nacionais e internacionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que possuíam conteúdo relativo ao uso das ferramentas sociais já citadas por bibliotecas universitárias. Com a abordagem mista, esses artigos foram analisados de duas maneiras. Quantitativamente com o auxílio da estatística descritiva para a identificação numérica dos que discorrem sobre o Facebook e sobre os blogs e em relação procedência geográfica dos campos empíricos abordados. Para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977) nas categorias interação, uso e avaliação para posterior tratamento dos resultados, com a inferência e a interpretação. Os resultados mostraram que a atenção por parte das bibliotecas em relação as ferramentas Web 2.0 é focada na utilização, seguida da avaliação, ficando a interação com os usuários minimizada em relação as outras categorias. Conclui-se que as unidades de informação estão conseguindo divulgar os seus produtos e serviços via internet, mas não estão fazendo o uso de todo o potencial que os usuários possuem para melhorar suas atividades e processos. Ao final são sugeridas recomendações gerais para o uso eficiente e eficaz das ferramentas Web 2.0 por parte das bibliotecas universitárias.
Palavras-chave: Web 2.0
Interatividade
Redes sociais
Blogs
Biblioteca universitária
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2601
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSPeres.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.