Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26013

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise sobre a compatibilidade entre o sistema de patentes e o conhecimento tradicional associado: o patenteamento de produtos oriundos do acesso ao conhecimento tradicional associado no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Tavares, Larissa Burgues
Advisor: Lourenço, Daniel Braga
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a compatibilidade entre o sistema de patentes e a proteção do conhecimento tradicional associado (CTA) em casos de patenteamento de produtos desenvolvidos com base no acesso ao CTA. Assim, pretende-se avaliar se patentear produtos oriundos do acesso ao CTA é possível com base na Lei da Biodiversidade, na Convenção de Diversidade Biológica (CDB), na Lei da Propriedade Industrial (LPI) e no Acordo sobre Aspectos Comerciais Relativos aos Direitos de Propriedade Intelectual (TRIPS), e, ainda, se as patentes possuem o potencial de legitimar a biopirataria e de mitigar a proteção ao CTA. Para isso, foi realizada revisão da literatura e das normas pertinentes ao tema. Ao final do estudo, concluiu-se que (i) juridicamente, é possível patentear produtos oriundos do acesso ao CTA, caso estejam preenchidos certos requisitos; (ii) na prática, mesmo diante do não preenchimento dos requisitos, as patentes podem ser concedidas a produtos desenvolvidos por meio da biopirataria, considerando a inefetividade prática da proteção ao CTA; e (iii) dessa forma, as patentes podem ser utilizadas como instrumentos na legitimação da biopirataria, de modo a mitigar a proteção do CTA.
Keywords: Conhecimento tradicional associado
Patenteamento
Patrimônio genético
Recursos genéticos
Tratado
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TAVARES, Larissa Burgues. Análise sobre a compatibilidade entre o sistema de patentes e o conhecimento tradicional associado: o patenteamento de produtos oriundos do acesso ao conhecimento tradicional associado no Brasil. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBTavares.pdf402.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.