Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2603
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Impacto de políticas públicas em bibliotecas públicas: um estudo do caso da Biblioteca Parque Estadual do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Raquel Dinelis
Orientador: Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza
Coorientador: Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Resumo: Analisa os impactos das políticas públicas nas Bibliotecas Públicas, em especial a partir do estudo de caso da Biblioteca Parque Estadual. Foram analisados os marcos históricos relacionados aos conceitos e fundamentos de políticas públicas, em especial na área da Cultura e das Bibliotecas. Foi debatido também o que representa o conceito de público, fundamentalmente a sua aplicação na conjuntura atual, assim como da gestão, em especial a pública, e analisou o conceito de biblioteca pública, no geral, e o que significa a Biblioteca Parque Estadual, de forma específica. Apontou para a análise de que as mudanças nas gestões dos governos, enquanto responsável principal do executivo do Estado, acabam por gerar o entendimento de não haver continuidade no processo de desenvolvimento das políticas públicas, o que cria uma sensação de não linearidade, mesmo com a compreensão da importância, ao menos formal, do papel que precisa desempenhar uma Biblioteca Pública. Porém ao mesmo tempo, foi possível analisar que, proporcionalmente à sua importância, muito pouco tem sido feito para a ampliação e efetiva adequação da função pública de uma biblioteca. Propõe uma reflexão sobre a grave situação que a Biblioteca Parque Estadual, devido a crise do Estado do Rio de Janeiro e traz uma reflexão sobre a terceirização, principal meio de contratação da Biblioteca Parque Estadual. Não foi possível conseguir muitas respostas das bibliotecárias e dos bibliotecários ao questionário desenvolvido para este trabalho, e a não resposta e a forma como este processo se deu, disse muito sobre o que representa a necessidade de podermos debater a importância das políticas públicas para as bibliotecas públicas.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Bibliotecas Públicas
Biblioteca Parque Estadual
Terceirização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2603
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto Final -Raquel Dinelis.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.