Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26062

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Museu Gráfico Visual: sociedade de consumo e indústria da moda
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Matheus Dos Santos
Advisor: Heinrich, Fabiana Oliveira
Abstract: O trabalho investiga a sociedade de consumo capitalista na qual estamos inseridos a partir do espectro da indústria da Moda e do Design. Como podemos, enquanto peças desse quebra cabeça sócio-econômico, manifestar nossas escolhas pessoais e entendermos os motivos intrínsecos de nossas decisões? Ainda, quais caminhos somos levados a tomar a partir dessas decisões, e como somos vistos perante elas? A pesquisa tomou forma através de estudo bibliográfico sobre sociedade de consumo e análise de referências de marcas e criativos do mundo da moda, com o intuito de destrincharmos as decisões mercadológicas e a elaboração de modos de comunicação em um mercado capitalista. Através desses modos de comunicação, que são constituídos de códigos visuais e comportamentais, entendemos como essas marcas, pertencentes a grandes conglomerados do mundo da moda, recebem olhares dos indivíduos que foram previamente desenhados como público alvo, e almejamos pensar em saídas desse fluxo existente. Desse modo, propomos uma marca, a Museu Gráfico Visual que busca abraçar os códigos visuais previamente estudados e analisados na pesquisa, tendo como base um único criador responsável por decisões criativas e também mercadológicas. Essa decisão se dá pela vontade de manter a marca independente e com melhor aproximação com o público que pretende alcançar, construindo assim uma espécie de comunidade, na qual os impactados pelo discurso da marca sejam pertencentes a um sistema operado por um criador que propõe manifestações artísticas através de roupas, nesse primeiro momento com a técnica de serigrafia, que vão na contramão com uma produção de cunho fast fashion.
Keywords: Sociedade de consumo
Moda
Indústria
Consumer society
Fashion
Industry
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO, Matheus dos Santos. Museu Gráfico Visual: sociedade de consumo e indústria da moda. 2023. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSAraujo.pdf4.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.