Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2607
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A geração Coca-Cola entende que país é este?: uma análise discursiva de efeitos de memória e suas ressignificações em composições de Renato Russo
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Janaína de Paula Vasconcellos
Orientador: Oliveira, Antonio José Barbosa de
Coorientador: Costa, Robson Santos
Resumo: As composições de Renato Russo foram grandemente aclamadas pela mídia e pelos fãs em geral. Suas músicas são tocadas nas rádios de todo o Brasil, e conquistam novos fãs a cada dia, mesmo depois de vinte anos do falecimento do cantor. O presente estudo pretende compreender como se dá as relações de efeitos de memória e as ressignificações de suas letras no contexto do país atualmente. Para isso, foi necessário entender quem foi Renato Russo enquanto sujeito, como se deu a formação cultural de sua identidade, e qual foi a influência do rock e impacto de viver em Brasília na sua música. A metodologia foi de caráter qualitativo e documental. Foram aplicadas as teorias da Análise do Discurso em conjunto com os conceitos de Memória, Identidade e Ideologia, objetivando assim, entender a Formação Discursiva que perpassa sua obra. A análise e os resultados obtidos evidenciaram uma forte crítica sócio-política em suas letras, que foram trabalhadas pelo artista de maneira a serem atemporais, evitando citar eventos ocorridos. E é precisamente por causa dessa atemporalidade, que hoje pode-se ressignificar a memória evocada ao escutar suas canções, associando a novos eventos de ordem política e social.
Palavras-chave: Análise do discurso
Memória
Identidade
Ideologia
Rock brasileiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2607
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Janaína Dias.pdf350,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.