Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2611
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dos partos e do aleitamento materno: um estudo bibliológico das antigas teses e dissertações de Ginecologia e Obstetrícia da atual Faculdade de Medicina da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Mayara das Dores
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: Concentra-se na memória científica e institucional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aborda o histórico desta. Objetiva-se discutir o estatuto de raridade e/ou especialidade das antigas teses e dissertações da Faculdade de Medicina depositadas da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde. Caracteriza-se o acervo, por meio de estudo histórico e bibliológico. Realiza análise bibliológica. Observa a materialidade das obras. Utiliza por base os conceitos raro, especial e antigo, observando características extrínsecas e intrínsecas das teses e dissertações. Levanta 15 obras como amostra para análise. Realiza recorte referentes a saúde da mulher na área de Ginecologia e Obstetrícia. Utiliza a Biblioteconomia de Livros Raros por instrumento. Adapta conceitos produzidos pela literatura como aporte teórico-metodológico da materialidade do acervo. Utiliza como requisitos os seguintes apontamentos: suporte, capa, texto impresso, ornamentação, marcas intrínsecas, extrínsecas, apresentação material e aspecto intelectual. Conclui que as teses e dissertações são especiais. Devido apresentar importância cultural e devido a seu limite histórico. Recomenda a unidade de informação a construção de políticas de preservação e medidas de conservação. Sugere critérios de identificação de obras raras e especiais.
Palavras-chave: Bibliologia
Livros raros
Literatura cinzenta
Medicina
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2611
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mayara das Dores Alves (2017).pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.