Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26132

Type: Tese
Title: Validação e melhoria no índice de diferença de desempenho (IDD) do INEP
Author(s)/Inventor(s): Câmara, Musbah Koleilat
Advisor: Lins, Marcos Pereira Estellita
Co-advisor: Almeida, Mariza Costa
Abstract: As medições da aprendizagem dos estudantes desempenham um papel essencial na determinação da qualidade do ensino superior no Brasil e no mundo, o que evidência a relevância de se avaliar a validade do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) proposto pelo INEP, e utilizado para medir o valor agregado à aprendizagem no Brasil. Verificou-se a adequação do IDD quanto a medição do valor educacional agregado pelos cursos aos seus alunos, e foi constatado que o IDD subestima as medidas de valor agregado para alunos com uma maior estimativa de desempenho no ENADE, impactando diretamente no valor agregado obtido por aquelas instituições que costumam admitir alunos com maiores notas de corte no ENEM. Detectada a inconsistência, foi proposto um novo indicador endereçando as limitações metodológicas, com o intuito de se obter resultados mais justos.
Abstract: Measurements of students’ learning play an essential role in determining the quality of higher education in Brazil and in the world, which highlights the relevance of evaluating the validity of the Performance Difference Indicator (IDD) proposed by INEP, and used to measure the added value of learning in Brazil. The adequacy of the IDD was verified in terms of the educational value added by the courses to its students, and it was found that the IDD underestimates the value-added measures for students with a higher estimate of performance at ENADE, directly impacting the added value obtained by those institutions that usually admit students with higher cut marks in ENEM. Detected the inconsistency, a new indicator was proposed addressing the methodological issues, in order to obtain fairer results.
Keywords: Regressão linear multinível
Análise envoltória de dados
Ganho de Aprendizado
Indicador de diferença de desempenho
Avaliação de cursos superiores
Gestão da qualidade em educação superior
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::PROGRAMACAO LINEAR, NAO-LINEAR, MISTA E DINAMICA
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CÂMARA, Musbah Koleilat. Validação e melhoria no índice de diferença de desempenho (IDD) do INEP. 2021. 130 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
944557.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.