Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2620
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A reforma gráfica do caderno de esportes de O Globo
Autor(es)/Inventor(es): Melo, Fernanda Fernandes de
Orientador: Aragão Júnior, Octavio Carvalho
Resumo: Contextualiza e analisa as mudanças ocorridas no caderno de esportes do jornal O Globo, sobretudo no que diz respeito ao aspecto gráfico. Desde abril de 2010, a seção de esportes apresentou-se em um caderno próprio, que passou a ser publicado diariamente. Dessa forma, através de entrevistas com pessoas envolvidas no novo projeto do jornal e da análise de edições de O Globo anteriores e posteriores à mudança, o trabalho busca, sob um olhar crítico, compreender e identificar os aspectos mais relevantes da reforma a que o caderno foi submetido. Para tanto, foi considerado o crescimento e a influência da internet e das novas mídias na reformulação do aspecto visual da comunicação impressa. Além disso, o estudo destaca a importância dessas mudanças em um momento de crescimento da economia brasileira e de investimentos no setor de esportes, sobretudo com a incidência de Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.
Palavras-chave: Diagramação
O Globo (jornal)
Caderno de esportes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MELO, Fernanda Fernandes de. A reforma gráfica do caderno de esportes de O Globo. 2010. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2620
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMELO.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.