Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2624
Tipo: Dissertação
Título: Osteologia da nadadeira caudal de Diapterus Ranzani e Eucinostomus Baird & Girard: (Perciformes, Percodei, Gerridae)
Autor(es)/Inventor(es): Andreata, José Vanderli
Orientador: Travassos, Haroldo Pereira
Coorientador: Santos, Rubens da Silva
Resumo: O presente trabalho da osteologia da nadadeira caudal de Diapterus e Eucinostomus ( família Gerridae), é baseado no estudo das espécies Diapterus brasilianus, Diapterus rhombeus, Diapterus olisthostomus e Eucinostomus harengulus. O material utilizado provém das lagunas da Tijuca, Araruama e baía de Sepetiba no Estado do Rio de Janeiro; do rio Benevente e praia de Setiba no Estado do Espírito Santo e da praia da Ribeira no Estado de São Paulo. Dos locais de coleta são apresentados dados relativos à posição geográfica, fatores ambientais (profundidade, salinidade, temperatura, bem como elmentos da flórula e fáunula). Foram estudados 187 espécimes pertencentes às coleções ictiológicas e osteológicas da Universidade Santa Úrsula e coleção ictiológica do Museu Nacional. Alguns espécimes foram doados durante as pesquisas. O esqueleto da nadadeira caudal das espécis de Diapterus e Eucinostomus evidenciam um plano estrutural típico dos Percoidei que corresponde ao complexo uróforo do tipo "Acentraux Stégoures" (MONOD 1968). Conclui-se também que a família Gerridae se situa numa linha evolutiva proveniente de um Perciformes primitivo do tipo Va (MONOD op. cit.) exemplificado por Kuhlia sandvicensis em direção ao tipo especializado Vcl representado por Pristipomóides da família Lutjanidae. A família Gerridae, pelas pesquisas realizadas é muito próxima dos Lutjanidae, porém, menos especializada. A osteologia da caudal permite diferenciar os gêneros Diapterus e Eucinostomus.
Palavras-chave: Perciformes
Peixes marinhos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::MORFOLOGIA DOS GRUPOS RECENTES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Departamento: Museu Nacional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1977
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2624
Aparece nas coleções:Zoologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
200374.pdf20,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.