Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26389
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Serviço Social, ética e formação social brasileira: debate introdutório sobre o procedimento de entrega legal para adoção |
| Author(s)/Inventor(s): | Santana, Juliana da Silva |
| Advisor: | Rodrigues, Mavi Pacheco |
| Abstract: | Esta monografia apresenta reflexões introdutórias sobre as tensões do compromisso ético progressista e a influência do neoconservadorismo no procedimento de entrega voluntária, com foco na atuação de assistentes sociais em uma Vara de Infância, Adolescência e Idoso do Judiciário. Discute-se o neoconservadorismo como parte da moralidade brasileira e a necessidade de retomar o debate ético com viés marxista, alinhado ao Projeto Ético-Político do Serviço Social cuja intenção seja a ruptura com o conservadorismo e a transformação social. A pesquisa realiza uma análise crítica a respeito do procedimento de entrega voluntária, a partir da prática profissional do Serviço Social. |
| Keywords: | Ética profissional Assistentes sociais Entrega voluntária Adoção Social worker Voluntary Delivery for Adoption Professional ethics |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
| Production unit: | Escola de Serviço Social |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 17-Dec-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SANTANA, Juliana da Silva. Serviço Social, ética e formação social brasileira: debate introdutório sobre o procedimento de entrega legal para adoção. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| JSSantana.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.