Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26391

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Viralize se puder: a fabricação de jornalismos verticais na era do TikTok
Author(s)/Inventor(s): Navarro, Ana Carolina Calomino
Advisor: Andrade, Ana Paula Goulart de
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo compreender a produção jornalística em (e para) telas verticais, a partir da análise da produção de conteúdo noticioso da CNN Brasil no TikTok. Para tanto, faz inicialmente uma revisão bibliográfica, apoiando-se nas contribuições dos estudos culturais e no campo do telejornalismo, na tentativa de compreender a presença dos conteúdos jornalísticos televisuais na contemporaneidade, recuperando o conceito de telejornalismo apócrifo e suas ressonâncias no ambiente digital. A partir da metodologia AMA – Análise da Materialidade Audiovisual, a pesquisa se debruça para investigar quais são as permanências telejornalísticas na era multiplataforma, analisando vinte vídeos do perfil do TikTok da CNN Brasil. O resultado revela uma produção majoritária de conteúdos audiovisuais montadas a partir de imagens amadoras e/ou reproduções de materiais virais que ganharam repercussão dentro do ambiente digital.
Keywords: Jornalismo
Telejornalismo
CNN Brasil
Redes sociais
Social networks
Journalism
Telejournalism
TikTok
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NAVARRO, Ana Carolina Calomino. Viralize se puder: a fabricação de jornalismos verticais na era do TikTok. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACCNavarro.pdf640.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.