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Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: Programa transgesta: potencialidades e desafisos
Author(s)/Inventor(s): Gross, Danielle dos Santos
Advisor: Barros, Geiza Martins
Abstract: Objetivo: descrever os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre o Programa Transgesta da Maternidade Escola da UFRJ, que oferece assistência especializada às pessoas Transgesta. Metodologia: estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido na Maternidade Escola da UFRJ certificada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A etapa inicial da coleta de dados consistiu no preenchimento de um formulário eletrônico, elaborado e disponibilizado por meio da plataforma Google Forms no mês de fevereiro de 2025. Os participantes do estudo possuem vínculo de cinco anos ou mais e compreendem as seguintes categorias: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Assistência Social. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. A pesquisa foi submetida ao comitê de ética e aprovada Parecer 7.333.237 e CAAE: 85585024.9.0000.5275. Resultados: Foram construídas três categorias, sendo elas Humanização como conhecimento, Educação em saúde como desafio e Multidisciplinaridade como potencialidade. O conhecimento dos profissionais demonstrou que a assistência à pessoa transgesta requer mais sensibilização, experiências e o rompimento de paradigmas cis heteronormativos. Ressaltaram ainda, atributos requeridos no cuidado, tais como: ausência de preconceito, extinguir barreiras comunicacionais e uso adequado dos pronomes e nomes sociais. Conclusão: Mediante as perspectivas dos profissionais foi possível identificar que o fortalecimento de estratégias de educação permanente, aliadas à ampliação da visibilidade e da articulação interna do programa, são fundamentais para promover um cuidado obstétrico mais equânime e alinhado aos princípios do SUS, contribuindo para a efetivação dos direitos sexuais e reprodutivos da população trans.
Abstract: Objective: To describe the knowledge of health professionals about the Transgesta Program at the Maternidade Escola of UFRJ, which offers specialized care to trans gestating individuals. Methodology: This is a qualitative, descriptive study conducted at the Maternidade Escola of UFRJ, certified by the Baby-Friendly Hospital Initiative (BFHI). The initial stage of data collection involved the completion of an electronic form, created and made available via the Google Forms platform in February 2025. Participants had a professional relationship with the institution for five years or more and represented the following fields: Medicine, Nursing, Psychology, Nutrition, and Social Work. Data were analyzed using content analysis. The study was submitted to and approved by the Research Ethics Committee Approval No. 7.333.237, CAAE: 85585024.9.0000.5275. Results: Three analytical categories were developed: Humanization as knowledge, Health education as a challenge, and Multidisciplinarity as a potentiality. The findings revealed that care for trans gestating individuals requires greater sensitivity, practical experience, and a break from cisheteronormative paradigms. Participants emphasized essential aspects of care such as the elimination of prejudice, overcoming communication barriers, and the appropriate use of pronouns and social names. Conclusion: From the professionals’ perspectives, it was possible to identify that strengthening continuing education strategies, along with increasing the visibility and internal articulation of the program, are key to promoting more equitable obstetric care aligned with the principles of the Brazilian Unified Health System (SUS), thereby contributing to the realization of the sexual and reproductive rights of the trans population.
Keywords: Homens transexuais
Gravidez
Pessoas transgênero
Pré-natal.
Trans men
Pregnancy
Transgender people
Prenatal care
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Program: Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
Production unit: Maternidade Escola
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 27-Jun-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GROSS, Danielle dos Santos. Programa transgesta: potencialidades e desafios. 2025. 30 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

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