Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26625
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | OrganoQuiz: um jogo didático sobre nomenclatura e funções orgânicas |
| Author(s)/Inventor(s): | Barroco, Isabelly Sette |
| Advisor: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
| Abstract: | O ensino de Química nas escolas frequentemente é associado a uma abordagem tradicional, complexa, abstrata e descontextualizada, sendo esse um dos fatores cruciais para o desinteresse dos estudantes pela disciplina. A utilização de recursos lúdicos pode-se configurar como uma estratégia relevante para despertar o interesse e melhorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina. À vista disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver, aplicar e analisar um jogo didático para o estudo de nomenclatura e funções orgânicas denominado OrganoQuiz. A metodologia foi aplicada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma rede particular de ensino do Rio de Janeiro com forma de ser uma ferramenta de auxílio para consolidar os conhecimentos de aulas anteriores. Um dos instrumentos utilizados para coleta de dados foi um questionário no qual os alunos puderam avaliar atividade após sua realização. Os resultados obtidos foram satisfatórios, demostrando que o jogo didático foi eficiente em mobilizar funções cognitivas e lúdicas durante sua aplicação. Cumprir com objetivos pedagógicos, promover um ambiente de sala de aula cooperativo, estimulando o engajamento e foco dos alunos, se constituem como fatores fundamentais para a elaboração de uma ferramenta didática. |
| Keywords: | Jogos didáticos Lúdico Química orgânica |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ISBarroco.pdf | 557.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.