Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26626
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Creme de pentear para cabelo crespo: a química numa leitura antirracista |
| Author(s)/Inventor(s): | Conceição, Felipe Carvalho da |
| Advisor: | Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da |
| Abstract: | Este trabalho consiste em uma proposta de aula teórico-prática para o ensino médio, podendo estar inserida no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tendo como conteúdo a química dos coloides e emulsões, com uma leitura antirracista e interdisciplinar. Nesta aula, além do conteúdo de química, haverá uma abordagem sobre produtos cosméticos, os tipos de cabelos existentes no país e a valorização dos cabelos cacheados e crespos que estão presentes na maioria dos estudantes do ensino médio brasileiro. Além disso, os alunos terão a oportunidade de produzir um creme de pentear específico para cabelos crespos e refletir acerca de tópicos de importância para a promoção da equidade e da valorização da diversidade étnico-racial brasileira, de acordo com a Lei 10.693/03, que determina a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas do país. A proposta de aula teórico-prática tem a duração de 4 tempos de 45 minutos, onde o professor poderá apresentar os conceitos de coloides e emulsões, contextualizando com os produtos cosméticos de forma geral e especificamente sobre creme de pentear, apresentar o procedimento a ser seguido para produção do creme na parte prática, realizar a prática de produção do creme de pentear para cabelo crespo - destacando a importância da segurança, da abordagem antirracista e da valorização da diversidade étnico-racial, e fazer uma contextualização entre o conteúdo teórico, a parte prática e o cotidiano dos alunos. Para isto, este trabalho contém uma revisão bibliográfica que pode ser utilizada como consulta pelo professor. A proposta e o seu desenvolvimento se demonstrou viável e de relevância para uma abordagem interdisciplinar que permitirá aos estudantes, não apenas compreender os conceitos teóricos da química, como também vivenciar na prática a aplicação desses conhecimentos. Além disso, a interseção entre ciência e as questões étnico-raciais apresentada neste trabalho representa uma importante contribuição para a promoção de uma educação mais inclusiva e plural. |
| Keywords: | Ensino de química Química dos coloides e emulsões Cosméticos Abordagem antirracista |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FCConceição.pdf | 462.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.