Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2681
Tipo: Dissertação
Título: Análise dinâmica de vigas de pontes pelo método dos elementos finitos - aplicação a vigas Gerber
Autor(es)/Inventor(es): Miana, Paulo Roberto
Orientador: Gomes, Paulo Alcântara
Resumo: A análise dinâmica de pontes é apresentada, sendo a ponte idealizada como uma viga elástica sob a ação de cargas concentradas móveis constantes. Dá-se ênfase especial à resposta dinâmica de vigas Gerber. A estrutura é discretizada em elementos finitos e a análise feita pelo método da superposição modal. O elemento empregado leva em consideração os efeitos da inércia de rotação e da deformação por cisalhamento. Um programa FORTRAN para o computador Burroughs B6700 é desenvolvido. Alguns exemplos de pontes rodoviárias e ferroviárias existentes são estudados. Os resultados são comparados com soluções analíticas e numéricas conhecidas e a eficiência do programa é analisada.
Resumo : The dynamic analysis of bridges is presented, being the bridge idealized as an elastic beam under the action of moving constant forces. Special emphasis is given to the dynamic behavior of cantilever bridges. The structure is discretized in finite elements and the analysis is conducted by means of the modal superposition method. The element which is used takes into account the effects of rotary inertia and shear deformation. A FORTRAN program for the Burroughs B6700 computer is developed. Some example of existing highway and railway bridges are studied. The results are compared with known analytical and numerical solutions and the efficiency of the program is analysed.
Palavras-chave: Vigas
Método dos elementos finitos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-1975
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2681
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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