Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2682
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Aguiar, Jessica Souza de
Orientador: Ribeiro, Marianna Zattar Barra
Coorientador: Fidalgo, Lucia Maria da Cruz
Resumo: Este estudo trata da leitura, e tem como objetivo principal verificar a influência da leitura na formação (habitus) dos acadêmicos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isto, discorre sobre a temática da leitura a definindo não apenas como um processo de decodificação de signos – textos, na maioria das vezes, mas como uma experiência oriunda de uma construção social. Compreende que o processo de leitura depende do leitor, do objeto a ser lido e de um contexto. Desenvolve a ligação entre o leitor e a leitura e a observa como experiência. Utiliza a ideia de formação social por meio dos conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, conceitos que embasam teoricamente a compreensão do conhecimento praxiológico. Apresenta a universidade, traça um breve histórico sobre a UFRJ e indica os principais marcos do processo de criação e de funcionamento do CBG. Utiliza como campo de pesquisa, população e amostra os docentes do CBG. Baseia-se na metodologia exploratória, tendo como método de delineamento o estudo de campo e a pesquisa documental para o levantamento do perfil do corpo docente e o questionário para a identificação das principais características de experiência de leitura na formação dos docentes. Os resultados mostraram que a experiência da leitura impacta e é impactada pela construção do habitus individual dos docentes e que um grupo de condições de identidades parecidas tendem a gerar sistemas de disposições semelhantes. Conclui-se que a experiência da leitura influencia e é influenciada pela formação social do indivíduo, mas não impactou diretamente a decisão de seguir a carreira acadêmica.
Palavras-chave: Hábito de leitura
Estudantes universitários
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2682
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSAguir.pdf422,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.