Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26845

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Heranças da invisibilidade: a cobertura midiática da violência doméstica contra mulheres negras pelo jornal O Globo e a Lei Maria da Penha.
Author(s)/Inventor(s): Viana, Isabela Rodrigues
Advisor: Soares, Raquel Paiva de Araujo
Abstract: O trabalho aborda a invisibilidade dos crimes de violência doméstica contra mulheres negras no Brasil, analisando a cobertura midiática desses casos no jornal "O Globo" após a promulgação da Lei Maria da Penha. A pesquisa parte da hipótese de que a mídia contribui para a marginalização das vítimas negras ao priorizar narrativas que centralizam o agressor ou desumanizam as vítimas, reforçando estereótipos e apagando suas histórias. A metodologia adotou uma análise qualitativa de reportagens entre 2006 e 2010, considerando a presença ou ausência de representações visuais e textuais das vítimas e o uso de palavras-chave. Conclui-se que o reconhecimento pleno da violência doméstica contra mulheres negras requer uma mídia comprometida com a visibilidade e respeito às suas histórias.
Keywords: Violência familiar
Brasil.{Lei n.11.340, de 7 de agosto de 2006]
Negras
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VIANA, Isabela Rodrigues. Heranças da invisibilidade: a cobertura midiática da violência doméstica contra mulheres negras pelo jornal O Globo e a Lei Maria da Penha. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRViana.pdf942.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.