Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2688
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cresça e apareça: representações de felicidade juvenil no cinema nacional contemporâneo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Marcela Huche Fontellas da
Orientador: Freire Filho, Joao Batista de Macedo
Resumo: Elenca padrões de conduta aludidos como caminho para a construção de jovens felizes, apoiado sobre o conceito de que o cinema é um meio de comunicação massivo que sanciona e promove comportamentos juvenis a partir das representações que traça no interior de seus discursos. Desde a década de 1950, a indústria cinematográfica americana explora sistematicamente um filão versátil de filmes voltados para o consumo e a fruição juvenis. No Brasil, foi nos anos 80 que esse gênero esboçou maior força, sem, porém, se firmar tematicamente nas décadas seguintes. Recentemente, contudo, a indústria nacional voltou a concentrar seus esforços em retratar nas telas os prazeres e as angústias da época que se convencionou chamar de adolescência. Através da análise dos recentes filmes As melhores coisas do mundo, de Laís Bodanzky, Os famosos e os duendes da morte, de Esmir Filho, e Antes que o mundo acabe, de Ana Luiza Azevedo, entre outros, é possível examinar vínculos entre os conceitos de felicidade e juventude na contemporaneidade e refletir sobre as aproximações e rupturas entre as representações cinematográficas da felicidade juvenil e o projeto de felicidade regido pela governamentalidade neoliberal.
Palavras-chave: Representações sociais
Juventude
Cinema
Brasil
Contemporaneidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Marcella Huche Fontellas da. Cresça e apareça: representações de felicidade juvenil no cinema nacional contemporâneo. 2010. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2688
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSILVA.pdf318,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.